Setembro Amarelo.

Hoje o assunto é mais sério, não tem a ver com casa, pelo menos não com a qual costumamos lidar... mas com a casa da nossa alma. Convidamos a psicóloga Manoela Mazotti para falar um pouco sobre o Setembro Amarelo 💛.



Na sociedade contemporânea, com a alta competição sobre diversas demandas e o enfraquecimento dos vínculos afetivos e humanizados, estamos em um ambiente vulnerável, onde não somos vistos. Por vezes a falta de referências nos deixa a deriva, uma vez que tudo hoje é imediato, passageiro e substituível em função dos diálogos e da interação por meio digital e por outras influencias atuais.


A cada ano, os índices de suicídio são muito preocupantes, por isso, a campanha setembro amarelo representa a conscientização sobre a prevenção do suicídio. O mês é setembro, mas falar sobre prevenção do suicídio durante todo o ano é de extrema importância.

E, o papel do profissional da psicologia é buscar a compreensão das condições de vida que podem contribuir para gerar sofrimentos mentais intensos. Acolher e trabalhar para que o sujeito possa ressignificar esses sofrimentos a partir do entendimento de como eles são produzidos, seja no contexto familiar, no trabalho, por questões culturais ou pessoais, é uma das formas em que o psicólogo intervém, buscando abrir novos olhares e caminhos na vida de quem está em sofrimento.


Você também pode auxiliar de primeiro momento em casos de depressão ou outras circunstâncias para que o encaminhamento até o profissional adequado seja de maneira mais segura e efetiva. Se você precisar ajudar algum familiar, alguém próximo ou até mesmo um colega de trabalho, algumas atitudes podem valer muito:

· Mostre que você se preocupa com aquela pessoa;

· Permita espaço para que ela se abra com você e agradeça ela por isso;

· Não tenha medo ou vergonha de falar sobre suicídio;

· Procure entender e explique que depressão é uma doença;

· Não julgue nem menospreze os sentimentos e o que ela for te contar;

· Encoraje-a procurar e conversar com um profissional que possa lhe ajudar;

· Se coloque a disposição para acompanhar ao primeiro atendimento com um profissional da área;

O suicídio é a consequência final de um processo longo de sofrimento por uma série de fatores, não podendo ser entendido de forma causal considerando determinados acontecimentos pontuais da vida uma pessoa. Falar sobre suicídio não aumenta o risco, é bem ao contrário, falar com alguém sobre o assunto pode aliviar a tensão e a angústia que esses pensamentos trazem.


Vamos todos abraçar essa causa, essas pessoas, nos abraçar?


Vou deixar aqui o contato da Manoela!


Manoela Mazotti

CRP07/30361

tel. (54) 99689-0404


Até o próximo post! Abraços, Richeli Mazotti.

5 visualizações

FALE COM A GENTE!

Mister Wood Factory

End. Rua Perimetral, 330

Distrito Insdustrial - Canela/RS

Tel. (54) 3282-7166

Plantão: (54) 9 9978-5712

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© 2019 por GeraSocial.