top of page

O significado das cores na decoração da sua casa!

Atualizado: 21 de abr. de 2020

O uso de cores é um procedimento que embeleza e harmoniza ambientes. Refletindo estilos diversificados, elas atraem as energias certas dependendo de como são escolhidas e utilizadas.

Essa relação terapêutica é conhecida como cromoterapia, em que as cores apresentam diferentes vibrações energéticas e se propagam no ambiente, atuando em órgãos do corpo humano, restabelecendo qualidades importantes para a vida das pessoas.

Além disso, elas também alteram as percepções dos espaços, um mesmo objeto ou ambiente ganha diferentes dimensões e sensações quando pintado com cores diferentes.


AMARELO

Proveniente da luz, o amarelo incentiva a comunicação, estimula o intelecto e abre o apetite, sendo indicado para ambientes escuros em conjunto com uma boa iluminação. Tons claros são neutros e tons fortes demandam cuidados para que os estímulos não sejam exageradamente provocados, resultando em sensações de confusão e atritos.



Referência da internet.

Referência da internet.


TONS DE AZUL

Associado ao elemento água, o azul incentiva as pessoas à meditação e interiorização, isso porque diminui a frequência cardíaca e respiratória, sendo indicado para ambientes que busquem a transmissão de calma, tranquilidade e privacidade. Quanto aos cuidados em relação à sua aplicação, seu excesso provoca sono, tristeza e angústia, então cuidado com os excessos.



Referência da internet.


Móveis Mister Wood Factory


BRANCO

Muito utilizado, o branco é associado à paz, calma e limpeza, sendo considerado como uma tonalidade neutra. Sua aplicação é indicada para os mais variados ambientes, entretanto, demanda combinação com outras cores ou objetos de decoração que expressem sua personalidade, porque em excesso, pode criar uma atmosfera impessoal. Mantas, flores e objetos de família são ótimos para a quebra dessa monotonia.



Referência da internet.

Referência da internet.

Móveis Mister Wood Factory



TONS DE LARANJA


O laranja é ligado ao intelecto e à coragem, em doses certas estimula a criatividade, os sentidos e a comunicação. Ele é indicado para ambientes em que se deseja comunicação e diálogo, como salas de visita, de jantar e cozinha, assim como em escritórios de empresas, estimulando a criatividade. Seu excesso provoca conversas em demasia e desentendimentos, não sendo indicado para dormitórios por ser uma cor bastante estimulante.


Referência da internet.

Referência da internet.



TONS DE ROXO

As cores violeta e lilás E ROXO trazem paz de espírito, sossego e tranquilidade. Em tons mais rosados incentivam o romance e em tons mais azulados estimulam a espiritualidade. As tonalidades são indicadas para ambientes que demandam purificação de energias, como espaços de saúde e dormitórios, transformando as negativas em positivas e acalmando a mente e o coração. Seu uso é moderado para que não provoque ansiedade e depressão.


Referência da internet.

Referência da internet.


PRETO


O preto é geralmente relacionado a masculinidade, sofisticação e formalidade, demandando cuidados para que não seja aplicado em excesso nos ambientes. Charmoso e elegante, seu uso deve ser ponderado e combinado com outras cores, isso porque quando predomina transmite sensações negativas como angústia, depressão, escuridão e tristeza.



Referência da internet.

Móveis Mister Wood Factory


TONS DE ROSA

Em tons claros ou escuros, o rosa se relaciona com a ternura, afeto, romance e feminilidade, comenta Jaqueline. Como suas combinações são variadas, a tonalidade fica bem em vários ambientes, sendo muito utilizado em quartos de meninas e até mesmo de casais.


Referência da internet.

Referência da internet.


TONS DE VERDE

O verde é associado a elementos orgânicos como flores, plantas e madeira. Símbolo de vida, crescimento, esperança e satisfação, estimula a saúde e o bem estar das pessoas. Refrescante, em tons claros é indicado para ambientes que busquem calmaria e os tons mais fortes elevam a energia, entretanto, seu uso excessivo também provoca sensação de opressão.


Referência da internet.

Referência da internet.





Móveis Mister Wood Factory


VERMELHO

O vermelho é excitante e “normalmente relacionado a energia, comunicação, apetite e agressividade”.

Ele também estimula as áreas de relacionamento afetivo, autoestima, sucesso e prosperidade. A designer de interiores o recomenda para espaços de alimentação rápida, como sala de jantar e cozinha. Usado com bom senso, o vermelho é indicado para quarto de casal, ativando a sexualidade, o amor e a paixão. Seu excesso provoca atritos, agitação, nervosismo e preocupação.



Referência da internet.


Espero que tenham gostado das dicas e usem as cores para deixar seu cantinho ainda mais funcional e harmônico, de acordo com o que você precisa.


Até a próxima semana! Abraços, Richeli Mazotti.


53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page