Construindo uma identidade olfativa.

Eu seria imprudente de escrever essa matéria de outra forma que não essa, com a fala da talentosa especialista em Olfative Branding, Celina Bianco... que no nosso evento nos presenteou com o prazer de comunicar com toda sua sensibilidade e profissionalismo como a marca olfativa da Mister Wood foi criada.


Com vocês, Celina!





A Mister Wood teve a ousadia de proporcionar todos os elementos de conexão entre os sentidos em um mesmo evento e com isso, nos deu oportunidade de sentir, permeando os sentidos, esmiuçar nossas sensações em cada elemento apresentado...
E pareço suspeita para falar isso, mas considero realmente um presente para o cliente quando uma marca se propõe a comunicar sua identidade através de um elemento olfativo. Quando criamos uma identidade olfativa buscamos traduzir o mapa mental de associações, os valores centrais, o propósito e a alma da marca em um cheiro. Não é simples, vai muito além de perfumar uma marca.
Nós usamos os conhecimentos de neurociência para traduzir o que cada cheiro irá representar para a maior parte das pessoas.
A criação desta identidade olfativa começou com o objetivo de traduzir olfativamente: foco em qualidade, elegância e conforto.
E trabalhando com a Mister Wood sentimos que outros valores e sensações precisavam estar presentes nesta fragrância para, de fato, poder traduzir a marca: exclusividade, respeito pela natureza, coragem, gentileza, e muita alegria em cada iniciativa.
Na perfumaria organizamos as fragrâncias em pirâmides olfativas – pelo tempo de volatilização de cada conjunto de notas.
Logo nos primeiros segundos, esta fragrância traz a sensação de alegria, ousadia, jovialidade. É vibrante e corajosa!
Depois, no que chamamos de corpo, a partir do terceiro minuto começamos a sentir o conforto, é um abraço floral, gentil com o restante da fragrância, acolhedor e lindo. Uma celebração amorosa da natureza.
E o que fica mais tempo no ambiente são as notas de fundo, que trazem elegância, consistência, verdade, tradição e autenticidade.


Porém existe uma nota nesta fragrância que é percebida do primeiro momento até o último, com um propósito...
Ela tem muitas associações emocionais e além de muitos simbolismos em diferentes crenças. Chama-se Oud ou agarwood – também chamado de ouro líquido da perfumaria.
É curioso como, além do sonoro, ele traduz muito essa empresa por diferentes motivos.
Serei breve, mas preciso contar um pouco sobre ele:
O Oud é uma madeira resinosa muito valorizada, citada em muitos livros sagrados. Mas o cheiro que usamos na perfumaria não vem da madeira da árvore, mas de uma resina formada dentro de seus troncos como resposta de auto preservação quando a árvore é infectada por uma variedade de fungo. A planta responde naturalmente criando um produto viscoso, e é essa resina, que se torna cada vez mais espessa e escura, que é chamada de ouro líquido da perfumaria.
Mais um simbolismo – historicamente na perfumaria perfumes amadeirados eram masculinos, o OUD é a mais feminina das madeiras, e é o responsável por hoje termos perfumes femininos amadeirados.
Grandes marcas passaram a lançar fragrâncias que simbolizavam exclusividade, luxo, mistério e elegância com o nome “oud”.
Não para por aí, o óleo essencial de oud na aromaterapia, conhecido por ser afrodisíacos e um símbolo de hospitalidade.
E essa nota deliciosa, que cada pessoa percebe de uma maneira, para mim é a nota olfativa que traduz a essência desta marca incrível.
E por fim, o mais importante é que vocês se sintam bem de sentir esse cheiro, como a gente se sente bem quando está na Mister Wood ou em um móvel feito por eles.

Obrigada Celina por emprestar seu olhar e seu olfato extremamente treinado e apurado e entregar esse conteúdo com tanta sensibilidade e amor... isso é ser uma profissional diferenciada.

Você tem toda nossa admiração!


Contatos da Celina:

Fragram Perfumes - Gramado:

Avenida das Hortênsias, R. Vigilante, 3662

(54) 3286-2719


https://www.fragram.com.br

Até a próxima semana,


Richeli Mazotti.

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