top of page
Foto do escritorMister Wood Factory

Um ícone com um nome nem tão popular assim...


Cadeira Adirondack Mister Wood Factory


Esse modelo icônico, ganhou o coração e os jardins do nosso país e hoje, vamos contar um pouco sobre a história dessa modelo super confortável, lindo e é claro... super resistente.


A icônica cadeira Adirondack surgiu como protótipo em 1903 quando Thomas Lee sentiu falta de peças que suprissem os requisitos de conforto e durabilidade e que se adequassem à sua casa de verão em Westport, Nova York, pelo lago Champlain, no Parque Adirondack.


Testando vários protótipos, Lee chegou à primeira versão da cadeira de madeira com encosto inclinado e braços largos, que ainda hoje é muito vista em varandas, decks e jardins.

A cadeira projetada por Lee foi confortável, robusta, com design simples e superfícies planas. Era bastante diferente do mobiliário vitoriano altamente ornamentado do período e era vista como uma nova alternativa para os olhares que combinavam os estilos gótico, Rococó e Eastlake.




Projeto de Lee, patenteado por Bunnell.


Em um gesto benevolente, Lee compartilhou seu design com um amigo e carpinteiro, Harry Bunnell, que sem o conhecimento de Lee, tirou o projeto do papel e recebeu uma patente para o que ele chamou de modelo Westport, em 1905. Durante os 25 anos seguintes, Bunnell aproveitou o design de seu amigo e as cadeiras Westport começaram a aparecer em varandas e jardins de costa a costa americana, ganhando territórios internacionais, principalmente o europeu.



Execução do projeto inicial.

Exemplares vintage ainda podem ser encontrados em todo o mundo.


A versão Wolpin da Westport.


O design Adirondack tem um histórico de "empréstimo" ou adaptação.

Alguns acreditam que seu design original foi influenciado pelas cadeiras William Morris apresentadas como parte do movimento Artes e Ofícios em meados do final dos anos 1800, introduzida na Inglaterra durante a Grande Exposição de 1851. Nos Estados Unidos, O estilo Arts and Crafts era conhecido como Craftsman, e tornou-se popular no início do século XX.



Em meados da década de 1930, Irving Wolpin recebeu uma patente para sua própria interpretação da cadeira Westport, que apresentou uma parte posterior mais arredondada. Aparentemente, foi Wolpin quem deu a cadeira seu nome familiar, Adirondack.


Modelo atual da Adirondack, desenvolvida por Wolpin.


Como é construída?

Construída a partir de uma montagem de lascas de madeira espaçadas, a cadeira Adirondack é identificável por duas características especiais: seus amplos apoios de braços e uma parte traseira que se inclina em um ângulo confortável para relaxar e admirar a vista ao ar livre. A cadeira era deixada em seu estado natural da madeira ou pintada. Diferentes versões incluem pinturas mais resistentes às intemperes do tempo.


Ao longo dos anos, as cadeiras Adirondack passaram por formas ligeiramente diferentes e vários nomes, incluindo:

· Cadeira de jardim

· Cadeira Muskoka

· Laurentian

· Cadeira de pranchas Westport

· Cadeira Miles Comins, uma versão da cadeira Wolpin, projetada por Comins em seu posto de posto de gasolina no início da década de 1940.


Hoje, variações recentes do modelo Adirondack receberam slots nos largos braços para “segurar” bebidas e pinturas modernas com cores mais atuais ou personalizadas.


Exemplares que datam da época da sua origem (já na versão atual) ainda podem ser encontradas e estão avaliadas entre US$6.000 e US$8.500! Aqui na nossa fábrica, você encontra a nossa versão (primeira imagem) por um valor beeeem mais acessível! Vem conhecer de pertinho.


Até o próximo post! Abraços, Richeli.

525 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page