O que é luxo para você?

Hoje em dia a definição de luxo muda com frequência e de acordo com a localização geográfica das pessoas e estilo de vida. Para algumas pessoas, luxo é ter um móvel de madeira brasileira certificada e para outros, luxo é ter uma cadeira de palha feita por artesãos mineiros...ou ainda um móvel de concreto desenhado por um designer renomado...




E isso é luxo porque essas pessoas valorizam muito as coisas feitas à mão, de um lugar específico, de uma cultura local. Enfim, valorizam coisas que não existem em seu local e se você for parar mesmo para pensar, luxo está diretamente ligado à escassez, à exclusividade, àquilo que é mais valioso para você.

Na nossa visão, luxo é tudo aquilo que te faz sentir especial, desde um atendimento agendado, à execução do seu projeto por artesão especializados em madeira...um momento para relaxar, um lugar que te faça sentir único.


No Brasil, diferentemente, percebo que luxo tem muito mais a ver com preço. Se é caro, então é luxuoso, eu quero. Creio que este seja o primeiro estágio de um setor que está começando a dar passos maiores em nosso país. A próxima etapa é o desenvolvimento do luxo como conceito de estilo de vida, e não apenas o luxo como aquisição de bens materiais de alto valor agregado. É claro que vestir-se bem, usar uma bolsa Chanel, dirigir um bom carro e viajar para lugares incríveis é bom e serve de combustível aos sonhos de muita gente, mas resumir o luxo a isso é no mínimo limitar um setor que trabalha super bem mesmo em tempos de crise. Vender luxo é vender sonhos. E dificilmente você vai encontrar alguém que não sonha.

Para mim, luxo vai muito além de um carro caro , acredito que conceito de luxo tem mais a ver com estilo de vida e “art de vivre”.


Mas o luxo precisa ser apreciado, e não é todo mundo que sabe fazê-lo. Muitas vezes ele não custa dinheiro e nem vem embrulhado em laço dourado. Por exemplo, eu acho que andar pelas trilhas da minha propriedade em meio a natureza e ter contato com os meus animais é um luxo sem preço.


Elevando o luxo a um outro patamar, luxo para mim é a liberdade de poder ser você mesmo, é ter informação para trilhar seu próprio caminho, é escolher pagar vinte mil reais em uma poltrona porque VOCÊ achou aquele item bonito, porque combina com seu estilo, e porque ela vai perfeitamente bem naquele ambiente bucólico do seu sítio que não tem energia elétrica mas tem a paz que você precisa. Afinal, caro é aquilo que você não usa!

Luxo é ser verdadeiro com você mesmo e fiel aos seus princípios, seja na moda, na arquitetura, na vida pessoal ou nos negócios. Luxo é viver bem e ser feliz com suas escolhas, sejam elas um carro de 500 mil reais ou uma mudança de carreira aos 45 minutos do segundo tempo. O contrário disso não é luxo, é a falta dele.


Até o próximo post, abraços.

Richeli Mazotti.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo