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Muito além do olfato!


Qual o seu cheiro preferido? Daquela comida feita pela nona, de casa limpinha que remete ao conforto e aconchego, de roupa recém lavada... das flores do jardim da tua infância...cheiro de chuva? Não importa, o que importa é que o cheiro nunca vem sozinho, sentimentos e recordações sempre são ativados quando sentimos um cheiro familiar! Olha que matéria legal que recebemos da nossa convidada Celina Bianco da Fragram!


Cheiro de roupa limpa e cheirinho de bolo assando são somente dois exemplos entre outros tantos cheiros que nos trazem boas memórias.Há muito tempo o perfume nos encanta.  Na própria concepção da palavra podemos começar a compreender a sua história: per significa através e fumum fumaça.  Quando o fogo foi descoberto, tudo era queimado. Nossos ancestrais começaram a queimar ervas, madeiras e resinas aromáticas, acreditavam que a fumaça perfumada era um meio de comunicação com os deuses.



A última rainha do Egito, Cleópatra VII, nasceu em 69 a.C. e foi a primeira mulher egípcia a utilizar o perfume na “arte de sedução” e por isso considerada profana porque até então, os perfumes eram destinados aos deuses. Além de se perfumar, ela perfumava o quarto e até as velas do barco quando viajava.O olfato é um dos nossos sentidos mais poderosos, ajudou nossos antepassados a caçar e fugir. O processamento de um cheiro acontece quase instantaneamente pelo córtex olfativo no cérebro e o córtex olfativo está envolvido com o sistema límbico, onde as emoções nascem e as memórias emotivas são registradas. Você já viveu a experiência de se aproximar de uma memória, um lugar, uma sensação através do cheiro?Renata Ashcar menciona em seu livro Brasil Essência: “A percepção do cheiro depende não só da sensação que ele provoca, mas ainda das emoções que resgata (...) Diretamente ligado à nossa memória, o sentido do olfato possui o misterioso poder de capturar a essência exata das nossas experiências, ao mesmo tempo tão difíceis de definir e tão fáceis de reviver por meio de uma simples lembrança. (...) São sensações que podem ser revividas com um simples estímulo olfativo.”Nosso olfato representa 75% das nossas emoções diárias e, dos 5 sentidos, é o que tem maior memória, ou seja, fica mais tempo em nosso inconsciente. Lembramos de 35% dos odores que sentimos, enquanto somente 5% do que vimos e 15% do que comemos.



A emoção despertada pelo olfato será diferente para cada pessoa, dependendo do seu referencial e memória olfativa.A aromatização para casas aumenta o conforto, bem-estar e frescor do seu lar. Chegar em casa também é chegar em seu lugar de segurança e aconchego, essa sensação pode ficar ainda mais intensa com uma casa perfumada.Há diversas formas de se perfumar sua casa: difusores, velas, aromatizadores sprays, sachês, equipamentos de perfumação automática, rechauds, queima de resinas, folhas ou incensos, ou mesmo receitas caseiras.





Existem também aromatizantes funcionais elaborados com matérias-primas naturais, que fazem parte de protocolos propostos pela aromaterapia, e auxiliam em inúmeras questões através do uso de óleos essenciais. Em função da dificuldade de obtenção dos óleos essenciais, produtos naturais costumam ter alto valor por isso, atualmente as fragrâncias sintéticas dominam o mercado. Mesmo sem as funções terapêuticas e princípios ativos dos ingredientes naturais, as fragrâncias sintéticas proporcionam prazer olfativo e estimulam o sistema límbico.Já percebeu que algumas lojas têm um cheiro maravilhoso? E que lendo isso você pode até lembrar da loja com carinho?Isso é uma ferramenta de marketing que usa toda a potência de memória e emoção do olfato, chamado marketing olfativo. Aquele cheirinho gostoso, pode ter muita ciência. Estudamos toda a marca e seus objetivos para criar uma “assinatura olfativa”, um cheiro exclusivo com as funcionalidades requeridas pelo cliente, assim como a marca tem um logotipo tem um cheiro, onde os clientes lembram e associam. Existem diferentes abordagens como por exemplo o “cheiro de carro novo” onde buscamos o reforço de uma memória ou sensação, ou, ainda os estimuladores de compra, aquele famoso cheirinho de pipoca no cinema que aumenta nossa vontade de comprar pipoca.A descoberta desse mundo perfumado é deliciosa, permita-se enriquecer suas experiências, perfumando a vida.



Descubra os cheiros que te confortam, alegram e acalmam. Perfume sua casa, seu travesseiro, suas roupas e fique em atenção plena aos cheiros que acontecem no seu dia, além de muito prazeroso é uma forma de conectar-se com o presente aliviando a ansiedade.


Celina Bianco é Farmacêutica, Gerente de Desenvolvimento da Fragram e Sócia da Studio Sensoriali.


Quer saber mais sobre o trabalho dela?

Celina Bianco - FRAGRAM (54)981340858 (54)992428315


Espero que tenham gostado!

Até a próxima, abraços Richeli Mazotti.

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