top of page

Automação Residencial

Atualizado: 11 de jan. de 2021

Depois de uma ano no qual tivemos que ficar mais tempo em casa do que o "normal", pensar em automatizar minha casa já não é algo tão distante na minha lista de prioridades. Por isso pedimos a ajuda do pessoal da Facsom Gramado para explicar um pouco sobre o que é automação, vantagens e alguns exemplos práticos de como utilizar.


O que é automação residencial?





Automação residencial é aplicar todas as tecnologias existentes dentro de casa para facilitar tarefas que antes dependiam somente do morador. Sensores de fumaça, fechaduras eletreletrônicas e temporizadores são alguns exemplos de automatização.

Automação residencial é fazer com que todos os sistemas eletrônicos funcionem como um só, sob o nosso total controle e de acordo com nossos hábitos, necessidades e gostos.

Parece bom, não?


Curiosidade: Quando surgiu a automação residencial?
O conceito surgiu na década de 1970, nos EUA, quando os primeiros sistemas automatizados de controle foram criados para aplicações industriais.

Vantagens da automação residencial

Não são apenas a comodidade e o conforto que têm destaque na automação residencial. Segurança e até sustentabilidade também fazem parte dessa equação.

Vamos pontuar as principais:


1. Segurança

O primeiro e mais importante dos benefícios da automação residencial.

Mesmo longe da sua residência, você consegue visualizar o que está acontecendo dentro e fora dela, por meio de aplicativos de câmeras integradas ao sistema de automação residencial.

Imagina controlar tudo no seu lar por um tablet ou smartphone conectado à internet?

Essa é a ideia da automação residencial.

A cada ano, desde quando surgiu a automação residencial, novas soluções são lançadas no mercado sempre acompanhando as tendências de consumo.





2. Praticidade e Comodidade

Hoje, com a automação residencial, é possível acionar uma lâmpada estando longe de casa ou em qualquer lugar do mundo.

Ligar o ar condicionado, a irrigação do jardim e a lareira são outros exemplos do que fazer com mais facilidade com a automação. Tudo isso ajuda as pessoas a ganharem tempo com bem-estar.





E mais, com o uso da chamada “internet das coisas” é possível programar o GPS de seu carro ou celular para que, ao se aproximar de sua casa, o ar condicionado seja ligado, a cafeteira prepare um café e a porta da garagem se abra assim que o carro se aproximar...


3. Cenas inteligentes

É possível programar a automação residencial para, por exemplo, não mexer mais em nenhum ajuste do controle remoto da televisão.

Apertar a tecla “cena filme” significa que o ambiente irá ajustar-se de acordo com a preferência programada na automação residencial.


Exemplo: Você chegou à sua casa e quer assistir a um filme ou sua série preferida. Ao selecionar essa função, o home theater será ligado, a persiana fechada, a luz apagada e o ambiente será climatizado com a temperatura mais agradável para o momento.



4. Economia do consumo de energia

Existem alguns dispositivos e aplicativos na automação residencial que são capazes de gerenciar o consumo de energia de uma residência.

Com essa funcionalidade em mãos, é possível detectar onde estão os maiores consumos e economizar energia de forma racional utilizando a automação residencial.





A automação residencial também pode deixar a casa sustentável, reduzindo desperdícios não só de luz, como também de água.


Faltou luz, acabou a automação?


Quando há queda na rede de energia, uma casa inteligente funciona como se não tivesse um sistema automatizado. Para continuar com as opções tecnológicas, é possível investir em fontes alternativas de energia, como geradores e “no break”, para alimentar os circuitos essenciais.


Se der algum pane, estou perdido!


Nada disso! Os sistemas de automação residencial são robustos e com pouca taxa de defeito. Mesmo assim, é possível garantir o completo funcionamento com a instalação de chaves de contingência nos circuitos principais. Em caso de manutenção, o sistema poderá ser acionado manualmente e a previsão de sistemas redundantes para aumentar a segurança contra falhas.


Quer saber mais sobre automação? Entre em contato com o Marcos da Facsom Gramado (51) 99100-1080.


Espero que tenham gostado! Abraços e até a próxima postagem! Richeli Mazotti.

63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page